As eleições dramáticas e democráticas para o Senado na Libéria

A Libéria está localizada na África Ocidental. Limita-se com Serra Leoa (a Noroeste), Guiné (ao Norte), Costa do Marfim (a Leste) e com o Oceano Atlântico (ao Sul e a Oeste).

Adquirida no século XIX por uma Organização dos Estados Unidos que pretendia assentar na África os negros livres ou libertos da escravidão estadunidense, a Libéria foi formada por ex-escravos, haja vista que seu nome significa “país dos libertos”. Sua independência foi obtida no dia 26 de julho de 1847. De todas as nações africanas, somente a Libéria e a Etiópia não foram colônias de países europeus.

A Libéria viveu um período tumultuado de guerras civis de 1989 a 2003. Sofreu embargo econômico de 2001 a 2007 por contrabandear diamantes da Serra Leoa. E agora é um dos países que foi atingido pela epidemia de ebola.

País pobre, sofre um dos piores momentos de sua existência, com mais de 3000 mortos e milhares de órfãos. Estava programada a realização da eleição para Senado no mês de outubro, que acabou sendo adiada para dezembro. No último final de semana ocorreram as eleições para Senado, por sinal foi bem recebida no cenário internacional.

Como realizar eleições convivendo com uma epidemia de ebola, que está assustando o mundo, mas faz parte do dia a dia desse país?!  Sente-se um esforço para retomar a normalidade do país com a realização das eleições.

A Comissão de Consolidação da Paz da ONU parabenizou o governo e o povo da Libéria pela realização pacífica das eleições no último dia 20 de dezembro.

A realização das eleições é uma demonstração de que o país precisa reagir diante dessa tragédia, e o mundo precisa reconhecer esse esforço monumental.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s