A revolução educacional do projeto Opon Imo na Nigéria

opon-imo-2No estado de Osun, na Nigéria, o governo promoveu uma revolução no sistema de ensino secundário, com a distribuição de 150 000 tablets para os estudantes do secundário.

O governador do estado,  Ogbeni Rauf Aregbesola, ao assumir o mandado em 2012, constituiu uma comissão de intelectuais, presidida pelo Prêmio Nobel, Wole Soyinka, e por Prof Peter Okebukola, Dr Akin Fapohunda, Dr Isaac Agboola, Prof Sola Adeyeye, Me Lere Osundina e servidores do estado de Osun.

O Governo do Estado de Osun, como parte de seu mandato estratégico para atender às necessidades educacionais, encomendou à Gerência de Projetos (PMO) um sistema de ensino de base tecnológica.

Este sistema é composto por um total de 150.000 unidades de tablets android  para serem distribuídos aos alunos das escolas secundárias no estado. O software é o  “Learning Systems Opon Imo de Tecnologia Avançada”- (OTELS). O OTELS é um sistema autônomo, que está instalado no tablet Android 4.0.

O governo estadual tomou a decisão de assumir a educação com uma intervenção digital, para atender às necessidades educacionais dos alunos do estado de Osun,  entregou de 150.000 unidades tablets Android, que vem com um conjunto de livros de textos de fácil navegação.  O tablet é enriquecido com conteúdo multimídia, incluindo vídeos, imagens, textos e material de referência e perguntas com  testes para serem praticados.

Pode-se imaginar o tamanho das possibilidades latentes no projeto Opon Imo; imaginar  que as revoluções tecnológicas podem surgir na próxima década e ter dezenas de milhares de laptops nas mãos de uma geração inteira de crianças em idade escolar.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s