A ofensiva diplomática do Uruguai em Angola

a

Uruguai tem três embaixadas no continente africano: Egito, África do Sul e Angola. O ex presidente José Mujica entendia que a economia uruguaia era complementar à economia dos países da África subsaariana.

Desde a independência dos países africanos, os países da América Latina têm desenvolvido uma cooperação incipiente com altos e baixos, dependendo da política interna e aproveitando a margem de manobra do sistema internacional.

O Uruguai tem investido diplomaticamente em Angola com diversas atividades promovidas por seu embaixador em Angola, com visitas a dirigentes do Executivo e ao Presidente da Assembleia Nacional angolana.

Uruguai aprofunda o relacionamento político, pois é candidato no próximo ano, a membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU, do qual Angola faz parte.

Uruguai identifica potencialidades econômicas nos domínios agropecuário e social, enquanto Angola tem uma vasta experiência energética. O embaixador uruguaio informou que o seu país procura renovar todo o sistema energético, diversificando-o, com a introdução, para além da petrolífera, a solar e a eólica. O diplomata falou também da necessidade de se reforçar a cooperação cultural, referindo que um dos gêneros musicais do Uruguai, o “candombe”, é originário de Angola.

Nos últimos anos, o Uruguai tem tentado encontrar petróleo no seu território e na sua plataforma marítima. Para isso, o governo uruguaio realizou, em 2009 e 2012, os chamados projetos ‘offshore’ e pretende lançar uma nova licitação nos próximos meses, neste caso incluindo zonas da plataforma marítima ainda não exploradas.

Paralelamente, o país iniciou a busca por hidrocarbonetos no norte do país, onde foram encontrados potenciais depósitos.

Referências

Acuerdo de cooperación entre el gobierno de la Republica Oriental del Uruguay y el ejectuvo de la Republica de Angola el campo de las artes y la cultura . disponível em:

http://archivo.presidencia.gub.uy/sci/proyectos/2015/05/mrree_255.pdf . Acesso em 15 de junho de 2015.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s