A queda do preço do petróleo e o acordo nuclear do Irã preocupam a economia da Nigéria

00000000001ac

A economia da Nigéria vive momentos delicados com a queda do preço do petróleo, com o desvio e roubo de seus recursos, a produção de xisto pelos EUA, que teve como consequência a suspensão da importação de petróleo por esse país.

A Nigéria é o maior produtor de petróleo da Africa, o 13º na classificação geral, inferior á produção dos países do Oriente Médio, e até mesmo da Noruega. A queda nos preços do petróleo tornou difícil para o governo da Nigéria equilibrar o seu orçamento. O petróleo responde por cerca de 90% das exportações da Nigéria e cerca de 75% de sua receita orçamentária, segundo o relatório recente do Banco Mundial.

O Fundo Monetário Internacional prevê que as exportações de petróleo da Nigéria estejam avaliado em 52.bilhões de dólares este ano, abaixo dos 88.bilhões dólares de 2014. Nos últimos meses, a Nigéria tem informado que as cargas de petróleo bruto, que normalmente são vendidas um mês antes da entrega, está sem compradores.

A Nigéria perdeu negócios em seu principal mercado os EUA. A viagem do Presidente da Nigéria aos EUA, tem como ponto principal da pauta a luta contra o terrorismo, mas com certeza o comércio de petróleo também é alvo de negociação.

Para completar o conjunto de problemas que a Nigéria tem , o recente acordo para conter o programa nuclear iraniano em troca do alívio de sanções econômicas terá um grande impacto, pois Irã voltará a vender petróleo no mercado global.

.O acordo coloca limites estritos sobre as atividades nucleares do Irã por pelo menos uma década. Em troca, as sanções que cortavam as exportações de petróleo do quinto maior produtor da Opep será levantada e bilhões de dólares em ativos congelados serão desbloqueados.

Com esse cenário o ano de 2016 pode ser pior do que o ano de 2015 para a economia nigeriana. O presidente Buhari vai precisar de ajuda externa para equilibrar o orçamento.

http://www.ngrguardiannews.com/…/crude-oil-business-challe…/

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s