Quote

ONU prolonga mandato da Comissão de Consolidação da Paz na Guiné-Bissau

O Conselho de Segurança das Nações Unidas estendeu por mais um ano o mandato da Comissão de Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (Uniogbis) para que esta possa ajudar o país a consolidar a paz e a estabilidade.

O novo mandato da Uniogbis inicia-se na próxima terça-feira e vai prolongar-se até 28 de fevereiro de 2017, devendo focar-se no apoio ao diálogo político e no processo de reconciliação nacional, segundo um comunicado da Organização das Nações Unidas (ONU).

A Uniogbis deverá igualmente apoiar o país na reforma do setor da segurança nacional e no desenvolvimento de estratégias legais, assim como dos sistemas de justiça civil e militar compatíveis com as normas de desenvolvimento internacionais.

Na resolução que estendeu o mandato deste gabinete, na sexta-feira, o Conselho exortou o Governo da Guiné-Bissau a continuar a dar “passos concretos” no caminho da paz, segurança e estabilidade do país.

O Conselho manifestou-se ainda preocupado com as “tensões políticas e institucionais” entre o Presidente, o primeiro-ministro, o presidente do parlamento e os dirigentes dos partidos políticos, apelando aos líderes para que trabalhem em conjunto para consolidarem os progressos alcançados.

 

https://www.noticiasaominuto.com/mundo/546226/onu-prolonga-mandato-da-comissao-de-consolidacao-da-paz-na-guine-bissau

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s