União Africana envia 200 observadores para o Burundi

A União Africana anunciou hoje o envio de 200 observadores, metade militares e outra metade na área dos direitos humanos, para o Burundi, para acompanhar as conversações de paz entre o Governo e a oposição.

O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, que lidera uma delegação de alto nível da União Africana, garantiu que existe preocupação nesta organização com “a violência, a perda de vidas humanas e o estado geral de instabilidade” no país.

Jacob Zuma também referiu a “vontade das partes de resolver a crise política através de um diálogo inclusivo e pacífico”, um compromisso que o Presidente do Burundi, Pierre Nkurunziza, encenou no início da semana com a viagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, à capital do país.

Durante a sua visita, o responsável das Nações Unidas utilizou palavras críticas para o Governo do Burundi e recordou que “as detenções políticas, a violência, a impunidade e a instabilidade têm consequências humanitárias profundas”.

Ban Ki-moon defendeu que a crise teve ter como resposta “ações comuns e diplomacia preventiva”.

A delegação africana, também composta pelos Presidentes do Senegal, Mauritânia e Gabão, e pelo primeiro-ministro da Etiópia, pediu ao recém-eleito Presidente do Uganda, Yoweri Museveni, para que continue a mediar a crise e consiga o envolvimento de todas as partes o mais rápido possível.

A crise que afeta o Burundi desde 2015 já causou mais de 400 mortos e 240 mil desalojados e teve origem no anúncio de Pierre Nkurunziza de que iria apresentar-se pela terceira vez a eleições, o que é proibido pela Constituição e viola os acordos que acabaram com uma longa guerra civil em 2005

https://www.noticiasaominuto.com/mundo/546036/uniao-africana-envia-200-observadores-para-o-burundi

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s