Aside

10 milhões de etíopes afetados pela fome

0000000000000000000.jpg

Um bilião e meio de dólares é o valor necessário para alimentar os necessitados

Pouco mais de 10 milhões de etíopes vivem uma intensa crise de fome, na sequência da pior seca dos últimos 50 anos que afecta aquele país. As Nações Unidas estimam em Um bilião e meio de dólares o valor necessário para alimentar os afectados.

 

Depois de duas épocas sucessivas sem chuva, Ato Ahmed Hussein, um agricultor da região de Dodota Woreda, nordeste da Etiópia, já não tem esperanças de colheita este ano.

 

Hussein faz parte de 10 milhões de etíopes afectados pela pior seca dos últimos 50 anos que se regista naquele país.

 

Agências humanitárias lançaram uma campanha de 90 dias, para angariação de fundos adicionais a fim de responder às necessidades dos afectados.

 

O Governo da Etiópia e as Nações Unidas estimam em 1.4 biliões de dólares o valor necessário para assistência alimentar a 10.2 milhões de etíopes.

“Não posso nem vender o meu gado por forma a obter dinheiro para comprar alimentação, porque as vacas estão tão magras que ninguém vai querer comprar,” disse Gena Geleta, uma agricultora etíope.

A actual situação que afecta a Etiópia resulta do fenómeno El – Niño, responsável por seca severa e cheia em regiões distintas do continente africano, o que, segundo dados das Nações Unidas, faz com que cerca de 20 milhões de pessoas enfrentem situações de escassez alimentar na região sul e 14 milhões no leste.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s