Brasil quer incrementar cooperação com Cabo Verde- ministro brasileiro José Serra

Cidade da Praia, 28 Mai (Inforpress) – O ministro dos Negócios Estrangeiros do Brasil, José Serra, disse hoje que o seu país está disponível para incrementar a cooperação com Cabo Verde, considerando que o arquipélago tem um “regime exemplar” e uma “democracia consolidada”.

O governante fez este anúncio na manhã de hoje, na Cidade da Praia, após ser recebido em audiência pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, avançando que Cabo Verde foi o primeiro país africano que visita como ministro dos Negócios Estrangeiros do Brasil.

O encontro, explicou a mesma fonte, teve por finalidade a aproximação entre os dois países, uma vez que Cabo Verde é um país “interessante”, com “boa governação”, uma “democracia consolidada” e um “regime exemplar”, afirmou o ministro, assegurando que está disponível a incrementar a cooperação existente entre as duas partes.

Sobre à cimeira da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, (CPLP), que está prevista para Brasil no decorrer deste ano, garantiu que a data será marcada brevemente, uma vez que grande parte dos esforços do país estão concentrados nos Jogos Olímpicos, que o país acolhe este ano, e que a seu ver é um dos maiores eventos e que requer o engajamento e esforços de todos os brasileiros.

Na ocasião, reconheceu que a situação política do Brasil é “tensa”, uma vez que foi “impedido” o Presidente da República, e admitiu que grande parte dos problemas que o país enfrenta está relacionada com o sistema político “presidencialista puro” e o sistema eleitoral que é “bastante ineficiente”.

“Num regime semipresidencialista, ou semiparlamentar, a troca de Governo é uma solução, no presidencialismo é um problema”, afirmou o ministro, que disse esperar que desta vez o Brasil tire a lição que já devia ser apreendido há muito tempo, e que o sistema político seja reformado.

Para o governante, o sistema político que vigora em Cabo Verde ou em Portugal seria o ideal para o Brasil, onde o Presidente da República é chefe de Estado, e o primeiro-ministro governa.

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Brasil, José Serra, foi recebido também pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.

 

http://inforpress.publ.cv/cooperacao/128115-brasil-quer-incrementar-cooperacao-com-cabo-verde-ministro-brasileiro-jose-serra

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s