A Standard and Poor’s não descarta possibilidade de diminuir o rating da dívida pública sul-africana

Foto EPA/NIC BOTHMA

A África do Sul vai manter a notação de risco (rating) da sua dívida no nível BBB-, um degrau acima das categorias “lixo” ou “especulativas”, informou ontem a agência Standard and Poor’s.

A agência de notação, no entanto, ressalva que as perspetivas para a maior economia industrializada de África se mantêm “negativas” (ou seja, que a indicação atual para a próxima avaliação é a de descer o rating).

A Standard and Poor’s tomou nota do “crescimento débil” e das “cada vez maiores tensões políticas” na África do Sul, mas registou igualmente “as melhorias do setor energético” e “a determinação do Governo [sul-africano] em reduzir os défices orçamentais a um ritmo mais rápido do que o previsto”. Com tudo isso, a agência manteve a dívida de longo prazo em “BBB-“.

A África do Sul, um dos grandes exportadores mundiais de minerais, fica assim um degrau acima das categorias especulativas, as que costumam dissuadir os investidores internacionais de comprar títulos de dívida soberana de um país.

A Standard and Poor’s alerta que poderá baixar a notação da África do Sul “neste ano ou no próximo caso as medidas adotadas pelo atual governo não consigam inverter a atual situação”.

O governo da África do Sul, um dos países que – tal como Angola e Moçambique – integram a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), saudou a decisão da agência de notação que “lhe dará tempo mais do que suficiente para demonstrar as consequências concretas da aplicação das reformas em curso, destinadas a relançar o crescimento e sanear as contas públicas”.

A economia sul-africana, que registou crescimento da ordem dos 5% entre 2004 e 2007, entrou em forte desaceleração nos últimos anos devido à queda dos preços das matérias-primas associada ao crescimento mais lento da China.

O PIB sul-africano não deverá crescer mais do que 0,6% este ano, segundo as estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Outra das agências de notação financeira que avaliam a dívida da África do Sul, a Fitch, vai divulgar o seu rating para o país africano na próxima semana.

http://www.dnoticias.pt/actualidade/mundo/591894-agencia-sps-mantem-divida-da-africa-do-sul-um-nivel-acima-de-lixo?quicktabs_2=0

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s