Angola Fashion Week

fashion angola19

 

Com um cuidado aumentado para os detalhes, como os amarrados e sugestões de chapéus, o segundo dia da Angola Fashion Week decorreu ontem, tendo como grande destaque o desfile da By D.S, que utilizou imagens de várias telas do artista plástico Guilherme Mampuya na sua coleção.

A estilista da marca, Deybe Simão expôs ao Rede Angolaque o objectivo da proposta, inovadora em solo nacional, é apresentar o que consideram como “a verdadeira estampa angolana”.

“As pessoas têm noção que a estampa angolana é apenas aquilo que encontramos nos panos, mas não”, disse, acrescentando: “considero que a angolan print é toda criatividade cultural que possa ser expressada em forma de estampa. Por isso, decidimos utilizar o conceito moda artporque a arte tem um lugar muito bonito na nossa sociedade, mas é ainda pouco explorada”.

A escolha das obras de Mampuya foram, segundo a estilista, uma forma de considerar o trabalho do artista plástico modernista. “A minha marca é um jeito novo de fazer moda africana sem perder a identidade e as pinturas dele definem exactamente o que queríamos, muita identidade e muita força”, elogia.

fashion angola20

Deybe Simão diz que a parte mais difícil foi escolher qual obra de Mampuya que iria utilizar: “Fui a uma exposição e vi vinte quadros dele, mas tive que escolher com muita dor porque queria todos, mas escolhi apenas cinco. Usei um quadro alegre, um quente, um terra e um preto e branco. Acho que defini todas a cores que precisava em diferentes momentos”, disse, para depois destacar: “É a primeira vez que uma marca angolana faz algo assim e espero que as pessoas tenham se identificado”, comentou sobre a segunda colecção da marca das irmãs Deybe e Deth Simão.

O artista, que também desfilou para apresentar o trabalho, diz que a oportunidade “mostra como as artes estão a funcionar agora”.

“Devido a situação de conflito, as artes plásticas estiveram um período um pouco paradas, mas à medida que as coisas estão mudando, o país está a se desenvolver, essa mentalidade de usar a pintura em outras áreas está a crescer mesmo”, falou, entre sorrisos.

Destaque também mereceu a apresentação de Allex Kangala, a mais aguardada pelo público masculino. O estilista, que recentemente teve sua loja demolida, este ano trouxe mais cores e menos peças, sem deixar de lado o seu ponto forte que é roupa social masculina. O estilista Didi também participou na apresentação.

Como no primeiro dia, a top model Maria Borges abriu o desfile da Angola Fashion School, que apostou novamente nos tons castanhos. Marisa Gonçalves e Denison Luz também garantiram o sucesso da apresentação denominada “Tuabixila” (chegamos, em kimbundu), “para mudar o mundo”, como afirmaram.

Lenny Niemeyer e a Asuen Suetam apresentaram as novas tendências de moda praia para as angolanas, em desfiles que tiveram como destaques novamente Maria Borges, Sharam Diniz e Débora Montenegro.

“São cores muito suaves, muito inspiradas na cultura nipónica, no zen, verde água, azul turquesa, cores muito relacionadas com a água”, adiantou Mônica Soares, gestora da Lenny Niemeyer, a tendência para a moda praia 2017.

A Boutique Irina’s by Irina Mirandela trouxe para a passerelle duas de suas principais clientes, Serafina Sanches e Cilana Manjenje, do grupo Afrikanas.

Gersy Pegado assinou a coleção da marca Leticia’s que apresentou peças para o público feminino de variadas faixas etárias e pesos. Os penteados também tiveram destaque no desfile da antiga integrante das Gingas do Maculusso.

A Wiltic apresentou uma colecção exclusiva com vestidos de noiva, com destaque para a modelo Emma Diogo, a Miss Angola 2015, Whtinney Shikongo e a Miss Angola 2016, Luísa Baptista.

Os tecidos africanos foram o forte do desfile da Cleópatra Tchitchi em peças que passeavam entre o moderno e o tradicional. A marca ousou ainda na proposta de adereços para a cabeça.

Manzvat Nankhova trouxe peças femininas e masculinas, já a Wan Kiamy abusou dos tons pastéis tendo como destaque a top model Sharam Diniz. Já a atracção musical ficou a cargo de Laton, dos Kalibrados.

A grande expectativa para hoje, último dia do evento, é a presença na passerelle da modelo e apresentadora brasileira Ana Hickmann.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s