Substituto de Dlamini Zuma indicado em Janeiro para presidir a União Africana

ua2016

por Josina de Carvalho | Kigali

A eleição do novo presidente da Comissão da União Africana foi adiada para a próxima Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Organização, prevista para o mês de Janeiro, em Adis Abeba.

Depois de sete voltas, nenhum dos três candidatos conseguiu dois terços dos votos dos líderes africanos para ocupar a presidência da Comissão da União Africana, disse o ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, que participou em representação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, na 27.ª sessão ordinária da Cimeira dos Chefes de Estados e de Governo da União Africana, que ontem terminou, em Kigali.
Tendo em conta o adiamento da eleição, os Chefes de Estado e de Governo decidiram reconduzir por um período de seis meses a actual direcção da Comissão da União Africana, presidida por Dlamini Zuma, que deve preparar as próximas eleições, dando a possibilidade a novas candidaturas, sem excluir os actuais concorrentes como a antiga vice-Presidente do Uganda, Specioza Wandiza Kazibwe, a ministra dos Negócios Estrangeiros do Botswana, Pelonomi Verson Motoi, e o político equato-guineense Agapito Mba Mokuy.
Os líderes africanos aprovaram igualmente o orçamento da União Africana com um valor de 780 milhões de dólares, bem como a nova tabela de contribuições dos Estados-membros, que os obriga a pagar uma taxa de 0,02 por cento sobre as importações, para permitir à organização ter um orçamento de mil milhões e 300 milhões de dólares por ano.
Parte deste dinheiro, explicou Georges Chikoti, é para o orçamento da Comissão e outra parte para o fundo de paz, no valor de 300 milhões de dólares, cabendo a cada uma das três regiões do continente cerca de 65 milhões de dólares. “Penso que desta forma conseguimos resolver os problemas com o orçamento”, disse o ministro, tendo considerado esta decisão “um passo importante”, uma vez que deve ser implementada a partir do próximo ano.
Georges Chikoti informou ainda que os líderes africanos abordaram a necessidade de abertura, em 2017, da zona de comércio livre africana e de se manter o consenso sobre a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, para que África possa ter dois membros permanentes e igual número não permanente neste órgão da maior organização mundial.

Encontros bilaterais

À margem da 27.ª sessão ordinária da Cimeira dos Chefes de Estados e de Governo da União Africana, o ministro das Relações Exteriores foi recebido ontem em audiência pelo Presidente da Guiné Bissau, José Mário Vaz, com quem abordou assuntos de interesse bilateral. No domingo, Georges Chikoti manteve um encontro com a subsecretária norte-americana para os Assuntos Africanos, Linda Thomas, com quem tratou de vários assuntos africanos, com destaque para a situação política no Sudão do Sul e na República Democrática do Congo (RDC).
O Chefe da diplomacia angolana disse haver uma grande preocupação com a retomada dos conflitos no Sudão do Sul, que pode resultar na aplicação de sanções pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas e no envio de tropas  para garantir a segurança ao Presidente sudanês Salva Kiir e a todos que não pertencem ao Governo.
Quanto à República Democrática do Congo, informou que o Governo americano quer trabalhar com as autoridades deste país e dos demais Estados africanos para ser encontrada uma solução que permita uma boa transição e a realização de eleições. Neste momento, referiu, o Governo prepara um diálogo nacional, incluindo representantes de todos os partidos políticos, para uma tomada de decisão.
A 27.ª sessão ordinária da Cimeira dos Chefes de Estados e de Governo da União Africana destacou os Direitos Humanos, especialmente os Direitos da Mulher, assuntos ligados à paz e estabilidade no continente africano, particularmente no Sudão do Sul e RDC, além de questões sobre o funcionamento da organização.

http://jornaldeangola.sapo.ao/politica/substituto_de_zuma_indicado_em_janeiro

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s