Menu

África do Sul terá eleições mais acirradas de sua história

Apoiadores do Congresso Nacional Africano carregam um caixão com referência ao partido opositor, Lutadores pela Liberdade Econômica, em comício das eleições de 2016

Eleições: o Congresso Nacional Africano (CNA) governa o país desde o fim do apartheid

Da EFE

Johanesburgo – Mais de 26,3 milhões de sul-africanos estão habilitados a votar amanhã nas eleições municipais mais apertadas dos 22 anos de história democrática do país.

O principal partido da oposição, Aliança Democrática (AD), aspira pela primeira vez arrebatar cidades como Pretória, Port Elizabeth e Johanesburgo ao Congresso Nacional Africano (CNA), que governa o país desde o fim do apartheid.

 

Já o populista Lutadores pela Liberdade Econômica (LLE) poderia ter a chave para que o AD chegue ao poder em algumas prefeituras.

O pleito foi apresentado pela oposição como um referendo sobre o presidente do país e líder do CNA, Jacob Zuma, cujos sete anos no poder foram marcados por escândalos de corrupção e a queda do crescimento econômico.

Uma derrota estrepitosa do CNA poderia pôr interditar a posição de Zuma dentro de seu próprio partido, no qual várias figuras destacadas pediram sua saída.

A campanha eleitoral esteve marcada pela insistência do CNA em tachar à AD como “partido dos brancos”. Enquanto, a formação opositora – que tem suas origens na oposição parlamentar ao apartheid – se reivindicou como “o único partido que defende o legado de Nelson Mandela”, que pertenceu até sua morte ao CNA.

Em um encontro com correspondentes estrangeiros em Johanesburgo, o ministro de governança corporativa, David van Rooyen, mostrou hoje “preocupação” pelos incidentes violentos ocorridos nas semanas anteriores à votação.

Pelo menos 25 pessoas foram assassinadas e outros episódios violentos relacionados ao processo eleitoral foram registrados.

Para evitar mais incidentes nesta quarta-feira, o governo desdobrará milhares de soldados das forças de segurança em todo o país.

http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/africa-do-sul-tera-eleicoes-mais-acirradas-de-sua-historia

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: