Gabão: Papa mostra preocupação com «crise política»

size_960_16_9_papa-francisco
 
 
 
Resultados das eleições presidenciais são contestados por líder da oposição
 
Cidade do Vaticano, 11 set 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco mostrou hoje a sua preocupação pela “crise política” no Gabão, após as eleições presidenciais no país africano, e apelou ao diálogo entre as fações em conflito.
 
“Gostaria de pedir uma oração pelo Gabão, que está a atravessar um momento de grave crise política”, pediu aos peregrinos e visitantes reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano, para a recitação da oração do ângelus.
 
Francisco rezou em particular pelas vítimas dos confrontos e os seus familiares.
 
O presidente do Gabão, Ali Bongo foi reeleito para um segundo mandato de sete anos, com 49,80% dos votos contra 48,23% do líder da oposição Jean Ping, que contesta o resultado.
 
O anúncio da reeleição de Bongo, esta quarta-feira, gerou uma série de tumultos e pilhagens em várias cidades do país, provocando várias mortes e detenções.
 
O Papa associou-se aos apelos dos bispos católicos no país africano para “convidar todas as partes a recusar qualquer violência e a ter sempre como objetivo o bem comum.
 
“Encorajo todos, em particular os católicos, a ser construtores da paz no respeito pela legalidade, no diálogo e na fraternidade”, concluiu.
 
 
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s