João Doria, prefeito eleito de São Paulo, e a sua visão sobre a África

joao-doria

João Dória  foi eleito, em primeiro turno, nas eleições municipais,  a prefeito na maior cidade da América Latina, São Paulo. Em um entrevista  a uma uma radio, ele faz um breve comentário, e deixa registrado seu olhar sobre a Africa, um comentário “inocente”, ignorante que traduz como os empresários brasileiros e a classe dirigente enxerga o continente africano: um exemplo do extremo da corrupção.

A seguir reproduzo o comentário, que traduz a carga de estereótipo sobre Africa que não muda ao longo do tempo.

Em entrevista à rádio Bandeirantes, Dória disse que não fará velha política e que esse discurso o ajudou a ser eleito. “Muitos dos votos também foram pelo desencanto com a política. O recado das pessoas foi que querem um gestor.” Segundo ele, Haddad foi vítima do sentimento antipetista. “O PT desencantou primeiro na gestão, depois na ética. Nunca se roubou tanto. O assalto à Petrobras não tem equivalente em lugar algum, nem nas repúblicas africanas.”

Esse olhar não é isolado, faz parte da cultura do país, negar qualquer valor ético às Republicas  Africanas, todos os 54 países são vistos como uma coisa só. Uma massa de pessoas que vivem no extremo da corrupção. Com esse olhar não basta uma lei 10639 que incentiva a história sobre Africa. É preciso muito mais.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/poder/eleicoes-2016/2016/10/1819308-vamos-conceder-a-manutencao-das-ciclovias-ao-setor-privado-afirma-doria-na-tv.shtml

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s