Burundi: Bélgica deplora decisão do governo de declarar peritos da ONU “persona non grata”

Bujumbura – A Bélgica deplora a decisão do Governo do Burundi de pôr em causa a sua colaboração com o Escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, declarando “persona não grata” três peritos da ONU independentes incumbidos de fiscalizar o respeito pelos direitos humanos no país, soube-se de fonte oficial.

PRESIDENTE DO BURUNDI, PIERRE NKURUNZINZA,CUJO GOVERNO DECLAROU COLABORADORES DA ONU COMO “PERSONA NON GRATA”

FOTO: FRANCISCO MIUDO

Num comunicado transmitido à imprensa, o ministro belga dos Negócios Estrangeiros, Didier Reynders, deplora igualmente que o Burundi tenha decidido retirar-se do Tribunal Penal Internacional (TPI).

O chefe da diplomacia belga aludia a um projecto de lei adoptado quarta-feira última, com  uma maioria esmagadora, e segundo o qual o Parlamento do Burundi condena “a instrumentalização” do TPI pelas potências ocidentais com o fito de desestabilizar os Governos em África.

Considerando que, procedendo assim, o Governo do Burundi “mancha a credibilidade do seu engajamento” a favor do respeito pelos direitos humanos e da luta contra a impunidade, a Bélgica apela a este país para « ponderar estas decisões, cooperar plenamente com a ONU em matéria de direitos humanos e inscrever a sua ação no quadro da Resolução 2016 do Conselho de Segurança e do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas de 27 de Setembro de 2016.

Tendo em conta a evolução da situação política no Burundi, depois da eleição, para um terceiro mandato, do Presidente da república, Pierre Nkurunziza, a Bélgica reduziu seus programas de cooperação com este país.

fonte:http://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/africa/2016/9/41/Burundi-Belgica-deplora-decisao-governo-declarar-peritos-ONU-persona-non-grata,49f0ccac-cd60-453e-ad08-1dcfe1ae9cfc.html

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s