Maior partido da oposição em Cabo Verde realiza eleições antecipadas “em breve”

Maior partido da oposição em Cabo Verde realiza eleições antecipadas "em breve"


 

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) deverá realizar eleições antecipadas em breve, depois de a presidente do partido, Janira Hopffer Almada, ter colocado o cargo à disposição, na sequência da derrota autárquica de setembro.

A decisão saiu do Conselho Nacional do partido, que este fim de semana esteve reunido em Rui Vaz, interior da ilha de Santiago, para discutir o futuro da liderança, depois das derrotas nas legislativas de março e nas autárquicas de setembro.

“A presidente do partido colocou o cargo à disposição e o Conselho Nacional está a analisar a possível transferência da decisão para as bases do partido. Tudo indica que vão ser realizadas eleições antecipadas e que serão realizadas brevemente, muito embora o ‘timing’ ainda esteja em discussão”, disse aos jornalistas a porta-voz do Conselho Nacional, Rosa Rocha.

O Conselho Nacional analisou também o resultado alcançado pelo partido nas eleições autárquicas, nas quais conquistou apenas duas das 22 câmaras cabo-verdianas.

Os conselheiros concluíram que a principal causa da derrota está relacionada com o curto espaço de tempo, decorrido desde as legislativas de março, ganhas com maioria absoluta pelo Movimento para a Democracia (MpD), que também conquistou 18 municípios nas autárquicas de setembro.

“Deve-se salientar o efeito contágios das legislativas. A proximidade das duas eleições foi extremamente curta e as autárquicas acabaram por ser pelos resultados das legislativas”, considerou Rosa Rocha.

A porta-voz adiantou ainda que as responsabilidades pela derrota devem ser partilhadas.

“A presidente assumiu, e bem, as responsabilidades enquanto líder do partido, mas todas as lideranças locais, os candidatos a presidentes das câmaras municipais também são responsáveis”, disse.

O PAICV passou para a oposição em março, depois de 15 anos de poder com maiorias absolutas.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s