Diplomacia brasileira reconhece que politica externa interessa também à sociedade civil

rosa

Tradicionalmente, o conceito de “diplomacia pública” esteve associado à promoção da imagem de um país no exterior. No Brasil, a “diplomacia pública” é entendida não só nessa acepção tradicional, mas também no sentido de maior abertura do Ministério das Relações Exteriores e da política externa brasileira às pressões da sociedade civil, em um esforço de democratização e transparência das políticas públicas nacionais.

Concebida como política pública, a política externa deve, por um lado, atender aos anseios da população e visar ao interesse nacional; por outro, a política externa também deve ser inclusiva, democrática e participativa. Experiências como a Comissão Nacional para a Rio+20, a Cúpula dos Povos, os Diálogos sobre Sustentabilidade, os Diálogos sobre Política Externa e a atuação do Itamaraty nas mídias digitais têm reforçado os esforços de diplomacia pública no Brasil, tanto para a prestação de contas à sociedade quanto para a recepção de comentários, sugestões e críticas que contribuem para a formulação de políticas públicas atentas à evolução dos anseios nacionais.

Na verdade ainda é muito tímida a diplomacia publica,  o debate sobre as convenções relacionadas aos direitos humanos deveriam ser precedidas de audiências publicas, reuniões com os movimentos sociais.

Um  exemplo da ausência de sociedade civil foi o XI reunião da CPLP ocorrida no inicio da semana.  Há dezenas de pessoas e entidades, universidades  que gostariam de ter participado , afinal o Brasil assumiu a presidência da CPLP. A imprensa brasileira deu mais destaque a fala do presidente  Temer, do que ao evento em si, com tantos chefes de Estado presentes nesta reunião de cúpula. Há que se reconhecer que a Dilma não gostava de lidar com o tema das relações internacionais. Tinha dificuldade de abrir a agenda para tratar deste tema. Temer muda isto e comparece ao evento, com certa desenvoltura. Sem sombra de dúvidas há mudanças neste cenário.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s