Angola incentiva a juventude a trabalhar com diamantes

 

aptopix_huge_diamond_fran

Angola é um dos cinco maiores produtores de diamante do mundo. A produção tem crescido anualmente. a perspetiva para 2016 passa alcançará a produção de 8,962 milhões de quilates, entre as componentes industrial e artesanal (garimpo individual ou em cooperativas).Em 2015 um novo recorde de produção de diamantes, com 8,837 milhões de quilates, o que rendeu ao país 1,1 bilhões de dólares.

Angola é um país que tem profunda dependência econômica  da exploração do petróleo, mas nos últimos anos tem trabalhado para diversificação de sua economia e o diamante é uma dessa alternativas.

O presidente do Conselho de Administração da Empresa Nacional de Diamantes de Angola (ENDIAMA), Carlos Sumbula, incentivou ontem, na cidade de Saurimo, em Angola, os exploradores artesanais de diamantes a procederem à abertura de empresas de lapidação de diamantes e lojas de jóias no país.

Carlos Sumbula pediu aos jovens maior entrega em atividades fora do setor mineiro, como agricultura, pecuária, turismo e outras, com vista à diversificação da economia e diminuição das importações.
“A ENDIAMA espera que os jovens abram lojas de jóias em todo o país, associando-se aos empresários nacionais ou estrangeiros com experiência, porque o momento atual da economia angolana exige a sua participação em atividades que geram emprego e riqueza”, disse Carlos Sumbula, salientando haver no país muitas áreas econômicas por explorar, precisando-se apenas de criatividade e visão de empreendedorismo.

Carlos Sumbula disse aos jovens empreendedores que lapidar diamantes é um bom segmento para empreender. “Lapidar diamantes e fazer jóias não é um trabalho para o Estado, mas sim para o privado”, alertou.
Ao comparar os custos operacionais no país com os dia Índia, o PCA da ENDIAMA informou que a lapidação feita em Luanda custa 400 mil dólares por mês, enquanto a mesma operação feita naquele país asiático orça em 150 mil dólares.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s