Mensagem de condolências de Filipe Nyusi
Num dia em que o mundo tomou conhecimento da morte de uma das figuras mais emblemáticas do séc. XX, Fidel Castro, o Presidente da República emitiu uma mensagem de condolências ao povo cubano. A seguir, transcrevemos a mensagem de Filipe Nyusi na íntegra.
“Foi com grande pesar e consternação que tomamos conhecimento do desaparecimento físico, no dia 25 de Novembro, do Comandante Fidel Alejandro Castro Ruz, antigo Presidente da República de Cuba e líder da revolução cubana.
Neste momento de tristeza e dor, permita-nos apresentar a si, Senhor Presidente, e através de si, ao Governo e ao heróico povo irmão de Cuba, as nossas mais profundas condolências pela perda de um dos maiores ícones políticos dos nossos tempos, cuja projecção e reconhecimento vai paraalém de Cuba e estende-se para o mundo inteiro e para toda a humanidade.
Curvamo-nos perante a figura do Comandante Fidel Castro pelo seu inestimável e incansável combate pela paz mundial, estabilidade e independência e igualdade soberana entre os povos, em particular na África Austral.
Em Moçambique, o seu incomensurável e indelével contributo pela causa da independência, bem-estar e progresso social, pelos valores da amizade e solidariedade entre os povos moçambicano e cubano, representa um legado que sempre valorizaremos e transmitiremos às futuras gerações.
Sua Excelência
Raul Modesto Castro Ruz
Presidente da República de Cuba
Neste momento particular em que rendemos a nossa singela e sentida homenagem ao Comandante Fidel Castro, queremos reiterar a si, Senhor Presidente, a nossa disponibilidade para juntos seguir trabalhando para que as relações bilaterais entre Moçambique e Cuba continuem sendo exemplares, cada vez mais sólidas e de amizade genuína e benefícios mútuos.
Queira aceitar, Senhor Presidente, os meus mais calorosos cumprimentos da nossa mais elevada estima e consideração”, escreveu Filipe Nyusi na mensagem de condolências.