Moçambique pode ser um motor mundial no gás natural

gas-emocambique

Maputo – O vice-presidente da Área do gás natural Liquefeito da multinacional norte-americana Anadarko, Andrew Seck, defendeu quinta-feira, em Maputo, que Moçambique tem condições para produzir gás natural de classe mundial e se posicionar como um motor neste sector.

MAPA DE MOÇAMBIQUE

FOTO: ANGOP

Falando durante a Mozambique Gas Summit, uma conferência internacional sobre gás, iniciada quinta-feira, na capital moçambicana, Seck disse que o país deve preparar-se para se assumir como uma potência no sector de gás, a partir da década de 2020, aproveitando a previsão de equilíbrio entre a procura e a oferta que deverá ocorrer nesse período.

Considerou que, todos os projectos contam com uma janela de oportunidade nas áreas energéticas e entre 2022 e 2023, Moçambique terá a oportunidade de se posicionar como um grande motor e novo actor neste sector.

Assinalou que o consórcio liderado pela sua companhia apurou reservas estimadas em 75 biliões de pés cúbicos de gás natural na Área 4 da bacia do Rovuma, norte de Moçambique.

Afirmou ainda que as quantidades de que o país dispõe e o abrandamento expectável na produção de alguns países produtores de gás vão permitir que produtores emergentes como Moçambique tirem partido da demanda de gás natural.

Seck adiantou que a Anadarko aposta numa parceria de longo prazo com Moçambique, estando ainda a reunir as condições necessárias para a tomada da decisão final de investimento no desenvolvimento do projecto de gás natural liquefeito na Área 1 da bacia do Rovuma.

A companhia italiana ENI comunicou, em Novembro, ao Governo moçambicano que vai avançar com o investimento no desenvolvimento do projecto de gás natural na Área 4 da bacia do Rovuma, onde lidera um consórcio que incluiu a portuguesa Galp.

 

http://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/africa/2016/11/48/Mocambique-pode-ser-motor-mundial-gas-natural-diz-multinacional,28d87d01-c3a8-411b-a7be-3af503ec7c13.html

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s