República Democrática de Congo: com intensos tiroteios

republicademocraticadocongo

Lubumbashi – Intensos tiroteios foram ouvidos nesta terça-feira de manhã, em Lubumbashi, a segunda cidade da República Democrática do Congo, noticia a AFP.

Os tiroteios foram ouvidos onde as forças de segurança estão destacadas para o último dia de mandato do presidente Joseph Kabila.

2003_map_of_africa

O tiroteio começou por volta de 09h15 (07h15 TMG) num bairro do sul desta cidade do sudeste do país, segundo este jornalista aconteceu pouco antes nesta zona, palco de confrontos entre os manifestantes e a polícia que testemunharam vários pneus queimados abandonados numa estrada cheia de pedras.

Foram ouvidas intensas rajadas por cerca de vinte minutos que em seguida originou os tiroteios de forma intermitente até pouco depois das 10h00.

Na comuna de Matuba onde o jornalista já havia encontrado vestígios de confrontos, um oficial sénior da polícia disse que os seus homens tinham atacado os “grupos de manifestantes” hostis de cinco a 10 pessoas.

Jean-Claude Kazembe, Governador do Alto – Katanga, província do qual Lubumbashi é a capital, disse à AFP que “entre os manifestantes (em Katuba), identificou-se três que estão armados”.

“Isto é o que justifica a polícia, disparar balas reais para o ar para dispersar os civis”, acrescentou o governador.

Lubumbashi é o feudo do opositor no exílio, Moisés Katumbi, um candidato às presidenciais que deveriam realizar-se este ano, mas que foram adiadas indefinidamente.

Kabila, cujo mandato termina nesta terça-feira, está no poder desde 2001 e a Constituição o proíbe de candidatar-se.

O Chefe de Estado tem a intenção de permanecer no poder até que seja eleito alguém para sucedê-lo.

O opositor congolês histórico, Etienne Tshisekedi, apelou na noite de segunda para terça-feira ao povo para “não reconhecer” o presidente.

A situação está muito tensa na RDC desde as últimas 48 horas. A maior parte das grandes cidades estão controladas pelo aparato militar e a população continua massivamente em casa.

http://cdn1.portalangop.co.ao/angola/pt_pt/noticias/africa/2016/11/51/Congo-Intensos-tiroteios-ouvidos-Lubumbashi,95e93411-5f0b-43da-8794-87256eebe3d1.htmlunc

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s