Gâmbia: Dirigentes oeste-africanos em Banjul pressionam Jammeh para abandonar o poder

jammeh

Abuja (Nigéria) – Os dirigentes oeste-africanos vão deslocar-se novamente esta semana a Gâmbia, para pressionar o presidente Yahya Jammeh a respeitar o resultado das eleições e a deixar o poder, declarou esta segunda-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigéria, noticiou a AFP.

O chefe de Estado nigeriano, Muhammadu Buhari, desloca-se à Banjul terça-feira, acompanhado da sua homóloga da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, e o antigo presidente do Ghana, John Dramani Mahama, precisou o ministro, Geoffrey Onyeama.

Esse encontro visa “discutir com o presidente Jammeh o imperativo de respeitar à Constituição”, acrescentou o ministro, num comunicado, após discussões sobre a crise gambiana.

O presidente nigeriano Muhammadu Buhari e o ex-presidente ghanense foram escolhidos pela organização oeste-africana da CEDEAO como mediadores para resolver à crise eleitoral na Gâmbia, onde o presidente cessante Yahya Jammeh recusa-se a abandonar o poder.

Yahya Jammeh, a frente da Gâmbia há 22 anos, tinha inicialmente reconhecido a sua derrota nas presidenciais de 01 de Dezembro e felicitou o seu opositor Adama Barrow, antes de fazer à revira-volta.

A 09 de Dezembro, rejeitou os resultados e exigiu a organização de um novo escrutínio ao argumentar irregularidades na contagem dos resultados.

http://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/africa/2017/0/2/Gambia-Dirigentes-oeste-africanos-Banjul-para-pressionar-Jammeh-abandonar-poder,9fd44e57-5db5-4f6d-b73a-ac461b80066a.html

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s