Eleição do novo presidente da Comissão da União Africana

Addis-Abeba – O ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Rebelo Pinto Chikoti, chegou hoje à capital etiope, Addis-Abeba, para, a partir de quarta-feira, participar na 30ª Sessão Ordinária do Conselho Executivo da União Africana.

GEORGES CHIKOTI – Ministro das Relações Exteriores de Angola

Este evento precede a 28ª Sessão Ordinária da Conferência de Chefes de Estados e de Governos da União Africana, que terá lugar no fim-de-semana, dedicada ao tema “Aproveitamento do Dividendo Demográfico, Investindo na Juventude“.

Hoje encerra a  33ª Sessão Ordinária do Comité de Representantes Permanentes, na qual Angola é representada pelo Embaixador Permanente junto da União Africana, Arcanjo do Nascimento, preparatório do Conselho Executivo.

Com o chefe da diplomacia angolana, Georges Chikoti, chegou à Addis-Abeba a titular da pasta da Cultura, Carolina Cerqueira, e o secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, assim como altos responsáveis dos respectivos pelouros.

Na capital Etíope encontra-se desde sexta-feira (20) a ministra da Família e Promoção da Mulher, Filomena Delgado, a tomar parte da Pré-Cimeira da Comissão sobre a Situação da Mulher, também enquadrada na Cimeira da União Africana.

Nesta sessão vai ser eleito o novo Presidente da Comissão da União Africana. A SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral), organização de que Angola faz parte, endossou a candidatura de Pelonomi Venson-Moitoi, ministra dos Negócios Estrangeiros do Botswana.

Estão também na corrida à sucessão de Nkosazana Dlamini Zuma, Agapito MbaMokuy, ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné Equatorial, Amina Mohammed, ministra dos Negócios Estrangeiros e do Comércio Internacional do Quénia, Moussa Faki Mahamat, ministro dos Negócios Estrangeiros do Tchad, e Abdoulaye Bathily, candidato do Senegal.

Por outro lado, a angolana Josefa Sacko, ex-Secretária-Geral da Organização Inter-Africana do Café, é proposta ao cargo de Comissária para Economia Rural e Agricultura, enquanto Tete António, actualmente Representante da União Africana junto da ONU, ao posto de Comissário para os Assuntos Políticos da UA (União Africana).

Na sede da União Africana estarão em foco questões da actualidade africana, nomeadamente a Integração Regional, o Plano Decenal no âmbito da implementação da Agenda 2063, a situação de Paz e Segurança no continente, situação no Médio Oriente, a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, análise do Orçamento, Direitos Humanos, Reformas Estruturais e a Arquitectura de Governação Africana.

Os Chefes de Estados e de Governos, a portas fechadas, deverão aprovar a agenda de trabalhos e debater, entre outras questões, a Governação (Arquitectura Africana de Governação e Eleições), e Integração (Livre circulação de pessoas, de bens e serviços).

O retorno do Reino de Marrocos à União Africana é outro assunto de destaque para os debates, assim como a Migração, ponto sobre o qual aguarda-se que os Chefes de Estado proponham medidas visando estancar os fluxos migratórios ilegais para o sul da Europa, com particular ênfase para o combate às redes de tráfico no sul do mediterrâneo.

Terrorismo, Extremismo Radical e a Resposta de África é outro tema cuja preocupação recai sobre as acções da Al Shabab, no Quênia, do BokoHaram, na Nigéria e países do Lago do Chade e do Estado Islâmico na Líbia, vistos como grande e séria ameaça à estabilidade do continente.

A sessão de abertura vai ser orientada pelo Presidente da República do pais que assumirá a Presidência da União Africana, a partir de 30 de Janeiro de 2017, em substituição do estadista tchadiano, Idriss Deby, que, no âmbito da rotatividade geográfica, caberá à região da África Ocidental, devendo ser indicado Alpha Condé, da República da Guiné.

O evento vai contar com a presença do novo Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, e do Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud-Abbas.

 

http://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/politica/2017/0/4/Ministro-Georges-Chikoti-chega-Addis-Abeba,0031ada3-b9d5-4a19-bfa2-0088feef32c0.html

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s