Refugiados gambianos regressam à casa

refug

Dacar – Pelo menos oito mil refugiados que tinham abandonado à Gâmbia temendo escaramuças ligadas à crise política regressaram desde a partida para o exilio do ex-presidente Yahya Jammeh, afirmou esta terça-feira, o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (HCR), citado pela AFP.r

MAPA DO SENAGAL

FOTO: ANGOP

“Vários milhares de pessoas regressaram à Gâmbia desde que o ex-presidente Yahya Jammeh cedeu o poder” e “os movimentos de regresso continuam”, indicou o HCR num artigo publicado no seu site regional, evocando “uma estimativa de oito mil pessoas” reentradas desde segunda-feira.

Com excepção da sua fachada atlântica, a Gâmbia, ex-colónia britânica de menos de dois milhões de habitantes, está encravada no Senegal, ex-colónia francesa de cerca de 15 milhões de habitantes.

A crise, que durou seis semanas, eclodiu a 09 de Dezembro, com a rejeição de Yahya Jammeh dos resultados da eleição presidencial dando como vencedor Adama Barrow, que já tinha felicitado uma semana antes.

A crise terminou com a partida para o exilio de Jammeh na tarde de 21 de Janeiro, após de intensas pressões diplomáticas e militares. Barrow, acolhido em Dacar desde 15 de Janeiro, por razões de segurança, tomou posse na embaixada gambiana nesta cidade a 19 de Janeiro.

O bloqueio na Gâmbia “provocou uma crise regional e forçou mais de 76 mil pessoas a se refugiar no Senegal, segundo as autoridades senegalesas”, disse o HCR, precisando que essas cifras referem-se ao período de 01 a 22 de Janeiro.

http://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/africa/2017/0/4/Senegal-Gambianos-regressam-casa-apos-partida-Jammeh-para-exilio,b89e153e-68c4-4b14-a700-761905e766cc.html

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s