Winnie Mandela “A Mãe da Nação teria restaurado a dignidade dos Negros”

wi e juO ex-líder da juventude do ANC Malema – um crítico contudente do presidente deposto Jacob Zuma – era próximo  de Winnie Madikizela-Mandela e tem o mesmo apelo direto.

620x349

Ele foi expulso do CNA depois de ter sido condenado por discursos de ódio e criou a EFF em 2013, que cresceu para ser forte o suficiente para ser um ‘fazedor de rei’ nas eleições do governo local em 2016.

 

Um porta-voz do ANC não atendeu seu telefone quando a Reuters ligou para pedir comentários sobre as declarações de Malema.

wiiniw tuut

Winnie Madikizela-Mandela fez uma campanha incansável pela libertação do marido Nelson Mandela da prisão e emergiu como uma proeminente heroína  da libertação, mas seu legado foi mais tarde manchado por alegações de violência.

malema e w

Ela estava entre os candidatos a vice-presidente do ANC em 1997, uma posição que a teria preparado para um papel de liderança nacional, mas desistiu de sua candidatura depois de não conseguir apoio suficiente.

“A Mãe da Nação teria restaurado a dignidade dos negros”, disse Malema, adotando um epíteto amplamente usado na mídia sul-africana para refletir o respeito pela oposição declarada de Winnie Madikizela-Mandela ao regime do apartheid.

 

j e w

Alguns sul-africanos  concentraram-se nos capítulos mais sombrios de seu passado, incluindo a condenação por sequestro e agressão de um ativista encontrado com a garganta cortada perto de sua casa em Soweto.

malema e winnie

“Que ela descanse em paz por todo o grande trabalho que fez”, disse Esther Shabangu, residente em Joanesburgo.

“Eu gostaria que todas nós, como mulheres, assumíssemos o legado que ela deixou para os negros neste país”.

Malema disse que a condenação de Winnie Madikizela-Mandela em 1991 foi uma farsa e prometeu que a FEP lutaria pelos direitos dos sul-africanos negros com a mesma destemida que o forte anti-apartheid.

“A lança caiu”, disse Malema. “Estamos aqui para pegar a lança.”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s