Menu

João Lourenço assume MPLA no Congresso de Setembro

O MPLA aprovou esta  a realização de um congresso extraordinário na primeira quinzena de Setembro deste ano e a candidatura de João Lourenço ao cargo de presidente do partido, ocupado desde 1979 por José Eduardo dos Santos.

 

“O bureau político aprovou a proposta de resolução e o cronograma de preparação e re

De acordo com o comunicado da reunião, orientada pelo presidente do partido, José Eduardo dos Santos, ladeado pelo vice-presidente, João Lourenço, e pelo secretário-geral, Paulo Kassoma, o Bureau Político apreciou a evolução da preparação das autarquias, ao nível dos municípios e recomendou às organizações intermédias do MPLA, nomeadamente os seus comités provinciais e municipais, para um forte engajamento na execução das tarefas afins, para que os seus resultados sejam coroados de êxito.
O Bureau Político recomendou que sejam cada vez mais enaltecidos os feitos da liderança do Presidente José Eduardo dos Santos, que, ao longo da sua vida política activa, deu o melhor de si pela Pátria angolana, exortando a uma maior coesão no seio do MPLA, com ética, urbanidade e respeito aos seus princípios e valores.
Na mesma reunião, o Bureau Político debruçou-se sobre três pareceres, já apreciados pelo seu organismo executivo, o Secretariado do Bureau Político, em reuniões anteriores, no quadro dos ajustamentos que o MPLA está a operar em todas as suas estruturas.
Deste modo, aprovou os pareceres sobre as candidaturas aos cargos de segundo-secretário do Comité Provincial do Cuando-Cubango do MPLA, de primeira-secretária provincial de Benguela da OMA e de primeiros-secretários dos comités provinciais da JMPLA em Benguela, no Cuando-Cubango, no Cuan-za-Norte, no Huambo e na Lunda-Sul.
A propósito da realização, ontem, da Cimeira entre os presidentes das Coreias do Norte e do Sul, que culminou com a assinatura de um acor-do para uma nova era de paz nessa região, o Bureau Político do MPLA exprimiu o seu vivo regozijo por este facto histórico.
À margem da reunião, o Secretariado do Bureau Político realizou um encontro de trabalho com os primeiros-secretários dos comités provinciais do MPLA, com os quais abordou matérias sobre as autarquias locais, bem como o actual momento sociopolítico nas respectivas áreas de jurisdição.
O Bureau Político do MPLA é o organismo permanente de direcção do Partido, que delibera no intervalo das reuniões do Comité Central.
Na sua 5ª sessão ordinária, realizada a 16 de Março deste ano, o Comité Central do MPLA rejeitou a ideia do líder, José Eduardo dos Santos, de realização do congresso extraordinário em Dezembro deste ano ou Abril de 2019.
Na altura comentou-se nos bastidores que a maioria dos membros do Comité Central prefere o mês de Junho, como a data ideal para a realização daquilo que chamam de  “transição política a nível da presidência do MPLA”, ou seja, para que se concretize a anunciada retirada da vida política activa do seu actual líder, José Eduardo dos Santos. Esta decisão de retirada abre caminho para o carácter extraordinário de um congresso do MPLA, que em situação normal só deveria acontecer em 2021.
Ao discursar na abertura da 5ª sessão ordinária do Comité Central, José Eduardo dos Santos propôs a realização do congresso extraordinário que vai resolver a questão da liderança do MPLA para Dezembro próximo ou Abril de 2019.
O comunicado final da reunião anunciou a preparação de uma reflexão do Bureau Político sobre a oportunidade de realização de um Congresso Extraordinário do Partido e sobre a transição política a nível da presidência do MPLA.
Na altura, o órgão de direcção do partido que sustenta o Governo decidiu realizar a reunião de reflexão do Bureau Político no mês de Abril de 2018 para que o Comité Central faça a reunião extraordinária sobre a matéria em Maio deste ano.
De acordo com o documento, a referida reflexão tem como fim único o fortalecimento do MPLA e o reforço da sua coesão interna, privilegiando sempre os interesses do Partido e da Nação.

Fonte: https://noticias.mmo.co.mz/2018/04/jose-eduardo-dos-santos-deixa-lideranca-do-mpla.html#ixzz5EpGqsi47

http://jornaldeangola.sapo.ao/politica/joao_lourenco_assume_mpla_no_congresso_de_setembro

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: