Cientistas alertam a necessidade de limitar o aquecimento da Terra a até 1,5ºC

boi eCientistas brasileiros que participaram de reunião que elaborou  o recente relatório sobre o clima divulgado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas discutiram as consequências de um aumento na temperatura terrestre nesta quinta-feira (18) durante videoconferência.

O relatório, apresentado no dia 7 deste mês, destacou a necessidade de limitar o aquecimento da Terra a até 1,5ºC, adotando medidas para que não atinja os 2ºC. As consequências dessa diferença, dizem os cientistas brasileiros, vão desde o aumento do nível do mar até mais pessoas atingidas pela fome.emiss

Conforme projeção da cientista Thelma Krug, vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês), a projeção para o ano de 2100 é que limitar o aumento da temperatura a 1,5ºC pode significar uma diferença de 10cm no nível do mar.

“Vai significar muito nas pequenas ilhas e todas as cidades em áreas baixas. E o nível do mar é o mais complicado de tudo, porque vai aumentar por décadas e centenas de anos, mesmo que parem todas as emissões”, afirma.

 

Os cientistas reiteram a necessidade de “mudanças sem precedentes” no padrão de consumo de alimentos, de modernização da indústria brasileira e de maior conscientização quanto à necessidade de evitar o aumento excessivo na temperatura terrestre.

 

“Com a população chegando a 13 bilhões por volta de 2040, vamos ter que produzir mais alimentos, e a nossa forma de produzir emite muito carbono. Uma das maiores emissoras é a produção de carne. Vamos ter que mudar as tecnologias usadas na agricultura, integrar às florestas, e essas tecnologias não estão maduras”, afirma Buckeridge. As mudanças, segundo ele, precisariam ser feitas o mais rápido possível, de forma a evitar gastos ainda maiores no futuro.

Fonte:https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2018/10/18/alta-de-15oc-na-temperatura-vai-aumentar-desigualdades-e-afetar-mais-pobres-dizem-cientistas-brasileiros.ghtml

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s