“Mulambada”da África e a nova política externa brasileira

846px-Mapa_político_da_África.svg

Bolsonaro e sua equipe já deram sinais suficientes de um “possível distanciamento” dos países do Hemisfério Sul e das economias em desenvolvimento dos países Africanos e e da América Latina.

 

Palavras do vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão, que durante a sua campanha eleitoral assegurou que os governos anteriores do Brasil erraram ao “se aliar à mulambada” da África e da América Latina, sem citar nenhum país em particular.

Alguns dias depois, Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul, país que preside o bloco Brics neste momento, felicitou Bolsonaro pela vitória e aproveitou a oportunidade para alertar que o futuro governo se equivocaria se decidir distanciar-se do grupo.

É possível que no médio prazo uma visão pragmática se imporá aos comentários ideológicos expressos durante a corrida eleitoral.Tudo leva a crer que as relações com o Hemisfério Sul continuarão a sofrer recuos, inclusive com o fechamento de muitas embaixadas.

Provalvelmente a opinião pública brasileira, com exceção de setores da comunidade negra e empresas que lucram com o comércio exterior, não fará nenhum movimento em defesa da manutenção das relaçoes com os países africanos.

As relações do Brasil com o continente africano passam pelas relações raciais no Brasil. A visão estereotipada , preconceituosa e racista da elite brasileira se reflete na visão demosntrada pela equipe do presidente eleito. África ainda para a elite brasileira é sinônimo de pobreza, doenças e atraso.

Registre-se o empenho do movimento negro brasileiro para mudar essa imagem, mas nunca recebeu o reconhecimento e recursos do governo brasileiro para essa importante e estratégica empreitada.

Infelizmente os africanos também nunca entenderam e não  reconheceram o esforço do movimento negro brasileiro para promover o continente africano. O Brasil é um um dos únicos países do mundo, em que sua Lei de Diretrizes e Base defende o ensino da história da Africa .

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s