Paises da África Ocidental interessados no setor sucroalcooleiro do Brasil

45ae676d-3841-459f-9578-dbbc755cc41cEmpreendedores brasileiros têm uma boa notícia. Ainda em novembro, de 20 a 30, dois grupos virão da África para o Brasil com objetivo de investir nos setores sucroalcooleiro, de produção de energia por biomassa e agrícola.

Na bagagem, os empresários africanos devem trazer cerca de 7 bilhões de dólares para investimento nos setores, o que deve movimentar essas indústrias neste último bimestre do ano.

 

O responsável por promover a vinda e por recepcionar os investidores é a Ecowas Chamber of Commerce Brazil (ECOWAS), a qual representa a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) – bloco formado por 15 países africanos (Nigéria, Gâmbia, Cabo Verde, Costa do Marfim, Senegal, Benin, Togo, Niger, Libéria, Serra Leoa, Guiné Bissau, Guiné, Burkina Faso, Mali e Chade).

US$ 2 bilhões no setor de energia e sucroalcooleiro

Um dos grupos de investidores vêm da Nigéria com 2,6 bilhões dólares de olho em aplicar capital nos setores sucroalcooleiro e produção de energia por meio de biomassa.

Eles acreditam que o Brasil é o melhor parceiro para o programa de produção de álcool e açúcar na Nigéria com vistas no desenvolvimento da indústria automobilística no país.

A presidente da ECOWAS e também realizadora da Feafro International Business Fair, Silvana Saraiva, acredita que os negócios serão promissores devido ao alto nível tecnológico das organizações brasileiras. “Em tempos de crise, será um alívio internacionalizar as empresas e transferir conhecimento”, afirma.

Oportunidades para a agricultura

O mês continua movimentado com a vinda do Forum For Agricultural Research In África (FARA), que também será recepcionado pela ECOWAS BRAZIL, e pretende investir quase US$5 bilhões em agricultura.

A ECOWAS assinou um acordo de cooperação com a FARA em maio deste ano e, após isso, ambas promoveram o lançamento do programa “HELP – Holistic Empowerment for Liverlihood Program”, o qual pretende diminuir a fome nos países mais pobres da África.

O FARA é uma organização continental, a qual é responsável por coordenador e defender pesquisas agrícolas para o desenvolvimento, servindo como apoio técnico da Comissão da União Africana em temas relacionados à ciência agrícola, tecnologia e inovação.

Nos dias 22 e 23 de novembro, os representantes da ECOWAS e da FARA também estarão no Brasil para participar do 6º Fórum Brasil África, em Salvador (BA). O evento deste ano terá como tema central “Empoderamento Juvenil – Transformação para alcançar o Desenvolvimento Sustentável” e contará com a presença de líderes de diversos países da África.

Website: http://www.ecowaschamber.com.br

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s