A diplomacia brasileira mudou e, há indícios de reprovação

Ambiente tornado subserviente à “soberania nacional” em uma reestruturação do Ministério das Relações Exteriores sob o clima cético Ernesto Araújo

O presidente brasileiro Jair Bolsonaro e o ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo (Foto: Twitter)

Por 

O Brasil rebaixou a diplomacia climática como parte de uma mudança no ministério das Relações Exteriores, nas primeiras duas semanas de Jair Bolsonaro como presidente.

A palavra “clima” foi apagada do  organograma . O papel do vice-secretário de assuntos ambientais foi cortado e seu portfólio incluído na secretaria de “assuntos de soberania nacional e cidadania”.

Funcionários antes responsáveis ​​pelas negociações sobre o clima da ONU ainda estão lá, disse uma fonte ao Climate Home News, mas a “mudança climática” não faz mais parte da descrição das funções de seu departamento. Em vez disso, refere-se à “proteção da atmosfera”.

A medida reflete o ceticismo do chanceler Ernesto Araújo em relação à ciência da mudança climática e a resposta internacional, que ele  pintou como uma trama de esquerda . Um porta-voz ministerial não respondeu a perguntas. Em uma nota explicando a reestruturação, o ministério disse que alcançaria “maior eficiência administrativa e economia de recursos”.

Araújo deverá acompanhar Bolsonaro ao Fórum Econômico Mundial em Davos na próxima semana, no primeiro teste da abordagem do governo aos assuntos estrangeiros. Nos últimos anos, a cúpula de líderes políticos e empresariais sinalizou a mudança climática como uma das maiores ameaças à prosperidade global. Espera-se que o chefe da ONU, Antonio Guterres, compareça e anuncie essa mensagem.

Rede de ONGs Observatório do Clima chamou a reestruturação de Araújo de“antipatriótica”, dizendo que diminuiu o poder brando do Brasil e as oportunidades de investimento verde.

Brasil se retira de sediar a cúpula climática da ONU em 2019

A incerteza persiste sobre a participação do Brasil nos esforços climáticos. Durante a campanha eleitoral, Bolsonaro ameaçou retirar-se do Acordo de Paris, mas suavizou sua posição depois de um clamor internacional.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse na terça  feira à imprensa nacional  que havia oposição ao acordo de Paris no governo, mas “por enquanto” o Brasil permaneceria no país.

“Há pontos importantes no acordo que queremos valorizar, como aqueles que podem trazer recursos financeiros para o país”, afirmou após um evento em São Paulo, conforme relatado pela Agência Brasil . Mas isso não deve impedir que Brasília prossiga sua agenda econômica, Salles acrescentou, delineando planos para abrir parques nacionais à indústria privada.

Salles insistiu em uma entrevista à Bloomberg na semana passada que, sobre a mudança climática, “o Brasil não é um devedor. Somos credores.

Isso é apenas meia verdade, de acordo com o Observatório do Clima . O país fez muito para reduzir as emissões de gases de efeito estufa do desmatamento entre 2005 e 2012, mas desde então as taxas de desmatamento estão subindo.

“Não basta que os países se contentem em olhar pelo retrovisor”, disse o ambientalista Claudio Angelo. “Todos os países precisam melhorar suas contribuições”.

O Brasil recebeu milhões de dólares de apoio internacional, principalmente da Noruega, para reduzir o desmatamento. Os pagamentos por meio do Fundo Amazônia são baseados em resultados – e os doadores expressaram preocupação com o retrocesso.

Questões globais precisam de cobertura global

A CHN dedica-se a trazer os melhores relatórios climáticos de todo o mundo. É um trabalho enorme e precisamos da sua ajuda.

Através da nossa conta Patreon, você pode dar o mínimo ou o quanto quiser para apoiar o nosso trabalho. É seguro e fácil se inscrever.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s