África do Sul: ANC enaltece memória de Mugabe

Cidade de Cabo – O secretário-geral do Congresso Nacional Africano (ANC), Ace Magashule, apresentou esta sexta-feira as condolências do partido no poder na África do Sul à família do antigo Presidente zimbabweano, Robert Mugabe, que morreu aos 95 anos de idade.

 

Robert Mugabe, Ex-Presidente do Zimbabwé

FOTO: FRANCISCO MIÚDO

LOGOTIPO DO ANC

A vida de Mugabe foi um perfeito exemplo do “novo africano” que, tendo-se desembaraçado do jugo colonial, fazia todo o seu possível para se garantir que o seu país se integre no concerto das nações e seja firmemente responsável pelo seu próprio destino, indicou Magashule.

Acrescentou que o Mundo vai lembrar-se sempre do slogan do antigo herói da libertação: “África aos Africanos e Zimbabwe aos Zimbabweanos”.

“Embora o ANC e os seus responsáveis não tenham conseguido estar de acordo, as vezes de maneira virulenta, com Mugabe sobre questões de interesse nacional, enquanto organização fraternal, consideramos como sacrossanto o princípio de soberania.

“Só a história julgará se as medidas tomadas pelos dirigentes no interesse dos seus concidadãos eram correctas. Lembramos as palavras imortais de William Sheakespeare, segundo as quais , ‘o mal que os homens fazem sobrevive-lhes, o bem  é as vezes enterrado com os seus ossos”, afirmou.

Magashule endereçou as suas condolências à família de Mugabe e à ZANU-PF, o partido no poder no Zimbabwe e que ele liderou durante anos até à sua saída do poder, em 2017.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s