“Bertoleza” encenada pela Gargarejo Cia Teatral

Bertoleza

por Ivair Augusto Alves dos Santos

Se ainda não viu , não deixe de assistir esse musical com um lelnco admirável. Eu assisit, e com a desculpa de levar um amigo ou uma amiga tenho voltei para assistir e ver essa bela homenagem às mulheres invisíveis em nossa história.
Bertoleza é um personagem do livro o Cortiço de Aluisio de Azevedo (1857-1913), escritor .maranhense, abolicionista que com uma dura ironia denuncia a exploração da mulher negra na obra o cortiço de 1890.

bertoleza1
A recriação da obra “ O cortiço”, sob olhara da mulher negra ganha em originalidade, muito diferente do filme e de outras leituras pois segundo a dramaturga e poeta Le Ticia Conde ela diz o seguinte: “Ao recriar O cortiço o que fazemos é deixar de lado a maneira mortuária e pobre, de um Brasil literário das antigas, paa almejar construir e firmar um Brasil de riquezas culturais , de riquezas Belas e Boas, trazendo à tona o que deveríamos ter esquecido jamais. É levantar o véu aos céus para celebrar os que se forame, com isso olharmos para o presentee cantarmos os que ainda esão vivos.”bertoleza2
Bertoleza presta homenagens às mulheres do passado como a Dandara do quilombo de Zumbi, escritora Carolina Maria de Jesus, a deputada santa catarinense Antonieta de Barros, a maranhense Maria Firmina dos Reis, a primeira escritora da América do Sul autora do primeiro romance escrito por uma mulher: “Úrsula“. Mas há també homenagens a mulheres negras doséculo XXI como Cida Bento, Sueli Carneiro, Elisa Lucinda. Laudelina Campos Melo, Marielle Franco e tantas outras mulheres .
O musical é muito bonito com excelente dom, e uma bela iluminação. Gostei tanto que recomendo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s